sábado, 9 de julho de 2011

°°°Faroeste Caboclo°°°

"Faroeste Caboclo" é uma canção do grupo brasileiro Legião Urbana, composta pelo compositor e líder da banda, Renato Russo. Composta em 1979, ela só foi lançada oficialmente em 1987, no álbum Que País É Este 1978/1987[1].
Narra a história de João de Santo Cristo, um traficante nascido no Nordeste do Brasil (provavelmente no interior da Bahia) que se muda para Brasília e se redime ao apaixonar-se por uma mulher chamada Maria Lúcia, sendo posteriormente assassinado por Jeremias, um traficante rival.
A canção é de difícil execução devido ao tamanho da letra: 168 versos. A harmonia e o ritmo, contudo, são extremamente simples. Apesar da duração incomum para uma canção popular (9'03"), há duas outras composições de Renato ainda mais extensas: Metal Contra as Nuvens (11'22") e Clarisse (10'32").
Foi apresentada pela primeira vez no Morro da Urca em 1983. A canção foi censurada, junto com Conexão Amazônica, do mesmo disco, mas por razão diferente: a presença de palavrões, enquanto "Conexão" foi censurada por causa da temática, sobre o tráfico de drogas. Porém, em "Faroeste", foi feita uma edição onde se colocou um sinal sonoro sobre os palavrões. Com isso, a música foi liberada para radiodifusão.
A música está sendo adaptada ao cinema por René Sampaio, com roteiro de Paulo Lins.


                                          °°°Faroeste Caboclo Animado°°° (PeixeAquático)
  


                                           °°°Faroeste Caboclo Ao Vivo°°°


                                             °°°Faroeste Caboclo Acústico MTV°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário